Wrap Up: Earth Social Conference 2023 (Casanare, Colombia)

A Earth Social Conference, a primeira conferência internacional sobre clima e justiça social a reunir dezenas de grupos e ativistas de diferentes partes do mundo para boicotar a COP e começar a construir o plano do movimento para travar a crise climática e o capitalismo dentro dos prazos climáticos, decorreu de 5 a 10 de dezembro em Casanare (Colômbia). Aqui podes encontrar um breve resumo do que aconteceu e os próximos passos.

Porquê?

Durante este verão, enquanto os recordes de temperatura eram sucessivamente batidos, enquanto a 28ª conferência das partes estava a ser planeada num petro-estado, e enquanto as emissões continuavam a aumentar depois da 27ª COP, várias organizações juntaram-se para afirmar que precisamos de abandonar de uma vez por todas a ideia de que as instituições que criaram a crise climática a vão resolver, e que o nosso movimento precisa de parar de legitimar espaços criminosos como a COP. Em vez disso, juntámo-nos para organizar uma conferência onde o nosso movimento se pudesse reunir para não só boicotar a COP, mas também para começar a construir o seu próprio plano para parar a crise climática e mudar este sistema dentro dos prazos climáticos. Depois disso, muitos outros seguiram este apelo.

Quem?

A primeira Earth Social Conference contou com a presença offline de mais de cinco dezenas de organizadores da Colômbia, Alemanha, México, Austrália, Indonésia, Turquia, Espanha, Equador, Portugal, EUA, Áustria, Dinamarca, Itália, Suíça, Portugal, Peru e Venezuela.


Mas esta conferência não teria sido possível sem a energia e o trabalho de muitos outros que não puderam participar devido às fronteiras capitalistas e/ou às desigualdades socioeconómicas, nomeadamente de África, que viram os seus vistos revogados, e do Paquistão, onde a conferência iria inicialmente decorrer. Por essa razão, tivemos um dia dedicado a sessões online onde as pessoas que não puderam participar pessoalmente na conferência puderam partilhar os seus valiosos contributos.

o quê?

Build-Up para a conferência

Os preparativos para a conferência começaram muito antes de dezembro. Em outubro realizámos um webinar sobre as razões pelas quais os jovens devem boicotar a COP, com a participação do BDS Palestina, FFF Zâmbia e End Fossil Occupy de Leiden/Delft e Portugal. Também em novembro iniciámos os nossos convites em linha sobre a necessidade de coordenação internacional e sobre o tipo de coordenação internacional necessária para sair desta conferência.

Sessões públicas (5 a 8 de dezembro)

A conferência teve quatro dias repletos de plenários offline ou híbridos e sessões organizadas por diferentes grupos sobre quatro pilares estratégicos principais que o nosso movimento precisa de abordar: visão, teoria da mudança, estratégia e organização.


Depois de chegarmos ao espaço na quinta-feira e começarmos a conhecer-nos uns aos outros, na quarta-feira tivemos principalmente sessões sobre o mundo pós-capitalista que queremos construir e qual a teoria da mudança que nos permitirá alcançar esse mundo.


Na quinta-feira, tivemos o nosso dia dedicado a sessões híbridas com oradores em linha, principalmente sobre as estratégias que temos de implementar para seguir aquela/aquelas teoria/teorias de mudança.


Na sexta-feira, tivemos principalmente sessões e debates (tanto pré-programados como propostos durante a conferência para a vaga aberta) sobre estratégia e sobre como nos organizarmos nos nossos contextos para sermos mais eficazes.


Todas as sessões que decorreram (exceto a sessão aberta) podem ser vistas aqui, e os principais debates e conclusões dessas sessões e plenários estarão disponíveis num relatório final.

Reuniões internas (Dez 9 a 10)

Durante o fim de semana, tivemos debates mais aprofundados sobre as conclusões que retirámos das sessões e que podemos levar connosco para o nosso trabalho futuro, sobre o tipo de coordenação internacional de que necessitamos para construir e reforçar o nosso próprio plano realista em matéria de clima, sobre o futuro da Earth Social Conference e sobre como continuar a boicotar as próximas COPs.

Próximos passos

Decidimos continuar a boicotar a COP e que a próxima Earth Social Conference terá lugar no México em 2024. Até lá, estamos todos empenhados em fortalecer esta rede e a sua mensagem, para que este espaço alternativo se torne o principal espaço onde os grupos e activistas realistas do clima devem ir para lutar pelas alterações climáticas e mudar o sistema dentro dos prazos climáticos.


Decidimos também começar já a preparar o boicote à COP30 (em 2025) que deverá ter lugar na Amazónia.


Além disso, alguns dos grupos de jovens presentes na conferência comprometeram-se em organizar várias acções para criar perturbações nas instituições públicas de tomada de decisões, exigindo o fim dos combustíveis fósseis até 2030, levando a uma revolta estudantil em 2024/2025.


Por fim, reiterámos também o nosso compromisso de continuar a trabalhar na coordenação internacional e de planear internacionalmente a mudança do sistema, reduzindo as emissões, até 2030.


No dia 8 de janeiro, às 15h00 UTC, teremos uma chamada online onde partilharemos em maior profundidade os próximos passos que saíram da Earth Social Conference e como mais grupos e ativistas se podem envolver neles. Se tiveres interesse em participar nesta chamada, preenche este formulário e receberás os detalhes posteriormente.

Junta-te a nós para construirmos a força coletiva de que precisamos para puxar o travão de emergência.